Sábado, 22 de julho de 201722/7/2017
(89) 994 565 679
Céu limpo
20º
23º
-17º
Queimada Nova - PI
dólar R$ 3,14
euro R$ 3,66
Governo Estadual
QUEIMADA NOVA
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Queimada Nova apoia os programas e as ações do SEBRAE no Municipio
O programa Sertão Empreendedor do SEBRAE vem desenvolvendo empreendimentos rurais no município de Queimada Nova-PI na cadeira da ovinocaprinocultura, VEJA!
Weslley Reunny Queimada Nova - PI
Postada em 15/07/2017 ás 13h12
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Queimada Nova apoia os programas e as ações do SEBRAE no Municipio

Projeto desenvolvido na Associação de Queimada Grande, 20 produtores rurais de Queimada Nova (PI) vêm recebendo capacitações e consultorias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE do Piauí, através do projeto Sertão Empreendedor, que tem por finalidade qualificar os produtores rurais com soluções viáveis para produzir, mesmo com a instabilidade do nosso semi-árido.



PROJETO SERTAO EMPREENDEDOR – PIAUÍ


O Projeto Sertão Empreendedor - Piauí é uma realização do SEBRAE – PI em 36 municípios do semi-árido piauiense, resultado de uma ação conjunta com parceiros e cooperadores, no âmbito local, municipal e estadual, que visa promover a competitividade e a sustentabilidade de 720 empreendimentos rurais piauienses através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas praticas de convivência com o semiárido.



Atendendo às potencialidades expressas pelos municípios, as cadeias priorizadas de trabalho são: a Caprinovinocultura, Apicultura, Horticultura, Fruticultura e Bovinocultura; desenvolvida durante três anos, obedecendo uma constante evolução educacional de manejos e controles finaceiros, construção de estruturas e melhoramento da qualidade dos produtos ofertados, abrindo novos canais de comercialização.


O projeto encontra-se próximo de sua fase terminal de execução, de amadurecimento e profissionalismo do produtor empresário, apresentando em um futuro próximo às unidades produtivas multiplicadoras de conhecimento técnico e de gestão, para disseminar as tecnologias e o modelo de empreender no sertão.


QUEIMADA NOVA – cadeira da Ovinocaprinocultura: Foram realizados trabalhos de implantação de pastagens resistente. Inseridos juntos aos produtores práticas de manejo sanitário, Alimentar e reprodutivo, desde cria até o abate. Obtivemos junto aos produtores uso adequados dos recursos hídricos existentes nas propriedades atendidas. Constamos junto ao controle zootécnico, redução da mortalidade em torno de 95%, o que favoreceu em torno de 90% o aumento da produtividade. Inserção de práticas de manejo alimentar, com técnicas de conservação de alimento e uso de suplementação mineral. Trabalhos com práticas de manejo reprodutivo, como estação de monta para os animais, e outras técnicas para evitar problemas com perda de animais. Aplicado ainda técnicas de descarte orientado de animais, com orientações de aplicabilidade dos custos com rebanho. Trabalhado ainda práticas de gestão ambiental, como implantação de banco de proteína em sistema agroflorestal, práticas de reflorestamento, controle do lixo. Verificado ainda ganhos sociais, como aquisição de transportes familiar, melhorias na propriedade, como construção de armazéns, reforma de casas e inserção de internet em parte das propriedades, aquisição de equipamentos de refrigeração para carnes, perfuração de poços, aquisição de cisternas, reformas e construção de estrutura para abrigar os animais.


Equipe técnica:


Gestor do Projeto: Marcelo da Cruz Assunção (86)995030504


Supervisor: Alexandre Junior (89)999130200


Consultor técnico: Carlos Magno Rodrigues (89)981053057


Veja mais fotos:



 

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Rural
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
571
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Painel