Terça, 26 de setembro de 201726/9/2017
(89) 994 565 679
Claro
20º
26º
33º
Queimada Nova - PI
dólar R$ 3,16
euro R$ 3,73
Governo Estadual
ESPORTES
Queimada Nova poderá participar de Jogos Regionais Indígenas 2017
A competição esportiva será em Piripiri, no mês de julho e é promovido pela Fundespi
Weslley Reunny Queimada Nova - PI
Postada em 05/02/2017 ás 02h02 - atualizada em 17/02/2017 ás 02h48
Queimada Nova poderá participar de Jogos Regionais Indígenas 2017

Imagens da Internet

A Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) vai promover, no município de Piripiri, região Norte do estado, no mês de julho deste ano, os Jogos Regionais Indígenas de 2017. O evento terá modalidades tradicionais e modernas, como atletismo, futebol, corrida de tora, cabo de força, canoagem rústica, lutas corporais e outros. De acordo com a organização, deverão ser convidadas etnias dos estados do Ceará, Maranhão e Pernambuco.


A ideia de organizar os jogos nasceu do governador Wellington Dias, que é descendente direto da nação Gê, da tribo Jaicó, localizada nas proximidades do município de Belém do Piauí, durante participação dos Jogos Mundiais, em Tocantins. Daí então, foram realizados vários encontros com o gestor da Funai, Romeu Tavares; diretores da fundação e lideranças dos povos indígenas das comunidades de Queimada Nova, Piripiri e Lagoa de São Francisco.


 O presidente da Fundespi, Vicente Sobrinho, após encontro com Romeu Tavares, demonstrou otimismo, pois o objetivo dos jogos regionais visa concorrer, como sede, à etapa nacional em 2018. "Queremos dar o suporte necessário para a realização dos jogos, pois é interesse do Governo do Estado estar presente em competições desse nível e lançar candidatura para os Jogos Mundiais. É também uma oportunidade para conhecermos melhor os nossos atletas indígenas e suas modalidades esportivas espalhados pelo Piauí. O evento será uma plataforma para realçar a cultura indígena e também incentivar a preservação das culturas ancestrais e do conceito de sustentabilidade", disse o gestor.


A equipe técnica da Fundação dos Esportes está elaborando projeto com vistas à estruturação dos jogos e uma outra reunião deve ocorrer nos próximos dias. Nessa primeira reunião, ficou acertado que a solenidade de lançamento dos jogos será no dia 19 de abril, Dia do índio, no Palácio de Karnak.


O critério para a participação desses jogos é a força cultural das etnias, considerando tradições, como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.

FONTE: Governo do Estado
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
979
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Painel